Brasil pode estar próximo da cura da Hepatite C

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Medicamentos recentemente aprovados trazem uma nova perspectiva a pacientes que até então só tinham como alternativa o transplante de fígado

A infecção crônica pelo vírus da hepatite C (HCV) é um problema de saúde pública mundial com uma estimativa de 80 a 150 milhões de indivíduos infectados.  A doença é uma das maiores causas de transplantes de fígado. Entretanto, a cura total para um mal que já atinge entre 1,4 e 1,7 milhão de pessoas no Brasil pode estar próxima da realidade. Medicamentos recentemente aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária constituem um arsenal terapêutico muito promissor no combate ao HCV. Entre os principais fármacos e seus princípios ativos estão o Daclatasvir, o Simeprevir Sódico, o Sofosbuvir e Ombitasvir/Veruprevir/Ritonavir+Dasabuvir.

Dois medicamentos novos aprovados em 2017 pela Anvisa vão ampliar as opções para o tratamento da hepatite C no Brasil. O primeiro é uma associação em dose fixa dos princípios ativos Elbasvir e Grazoprevir, que será produzido na forma de comprimido revestido. O segundo registro e mais recente consiste em uma combinação entre os princípios ativos Ledipasvir e Sofosbuvir, que é indicado para o tratamento da Hepatite C Crônica (HCC), genótipo 1 em adultos.  De acordo com informações do fabricante, o tratamento tem 95% de eficácia. Na prática, o paciente tomaria uma cápsula por dia, no período de oito a 12 semanas, o que reduz a necessidade da administração combinada de outros fármacos.

A gravidade da Hepatite C está no fato de aumentar o risco para o desenvolvimento de cirrose hepática e até mesmo para câncer no fígado e órgãos adjacentes. Diante disso, especialmente a partir de 40 anos, é importante consultar seu médico e solicitar exames que identifiquem a presença ou não do vírus causador da doença no organismo.

Além dos tratamentos nacionalizados, existe a possibilidade de importados, como alguns medicamentos provenientes da Índia, por exemplo, que fabrica genéricos para o tratamento da hepatite c, produzidos pelo laboratório Natco com custo bastante acessível.

Para saber mais, mande um e-mail para contato@rakhomed.com.br.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Recent Posts

E-books

Conheça nossos livros

Nossa equipe de especialistas desenvolveu materiais completos, disponíveis gratuitamente. 

Receba Nossa Newsletter

Receba em seu e-mail as novidades do Blog da Remed. Nós não enviamos spam, combinado?