5 dicas para melhorar a saúde e diminuir os riscos de câncer

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Cuidar da sua saúde pode ser uma tarefa prazerosa ou um desafio a ser vencido, mas só você pode escolher. Por isso, pensando em ajudar, listamos abaixo 5 dicas para melhorar a sua saúde e diminuir os riscos de câncer a partir de hoje mesmo. Afinal, a tarefa mais urgente é cuidar de você.

De acordo a Organização Pan-Americana da Saúde, “cerca de um terço das mortes por câncer se devem aos cinco principais riscos comportamentais e alimentares: alto índice de massa corporal, baixo consumo de frutas e vegetais, falta de atividade física e uso de álcool e tabaco”. Apesar de o fator genético exercer um papel importante na formação dos tumores (oncogênese), segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), são raros os casos de câncer que se devem exclusivamente a fatores hereditários, familiares e étnicos. O câncer hereditário representa apenas de 5% a 10% dos casos, segundo estudo divulgado pelo National Cancer Institute (NIH).

Por isso, como comprovado cientificamente, para diminuir os riscos de câncer é preciso investir em uma mudança de hábitos. E o quanto antes, melhor. A boa notícia é que as ações de prevenção primária ao câncer beneficiam você por completo, ajudando a melhorar a saúde em diferentes aspectos e também a prevenir outras doenças.

Conheça 12 mitos e verdades sobre o câncer

1. Vacine-se contra hepatite e HPV
A hepatite B e o  papiloma vírus humano (HPV) são infecções sexualmente transmissíveis (IST) e passíveis de prevenção a partir da vacina. Uma medida simples, mas que pode ajudar muito a sua saúde. Isso porque o vírus da hepatite B é altamente transmissível nas relações sexuais desprotegidas e está fortemente relacionadio ao câncer de fígado. Já o HPV, que possui mais de 200 subtipos, pode provocar câncer do colo do útero, câncer de faringe, câncer de laringe, câncer de fígado, entre outros, e verrugas genitais.

O que se sabe sobre a vacina contra o câncer de próstata

2. Mantenha uma alimentação equilibrada e livre de vícios
A alimentação equilibrada também é uma forma de prevenir o câncer. Além de beneficiar a sua saúde por um todo, com mais disposição, bem-estar físico e mental e aumento da imunidade, comer de forma saudável diminui as chances de desenvolver câncer de intestino (cólon e reto). De acordo com o INCA, carnes vermelhas são boas fontes de nutrientes, mas quando consumidas em excesso, podem facilitar o desenvolvimento desse tipo de câncer. A recomendação diária é de 500 gramas de carne cozida, assada ou ensopada por semana.

Coma alimentos naturais
Você pode colocá-la em prática ao priorizar a ingestão de alimentos de origem vegetal como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, e evitar os alimentos ultraprocessados. Contudo, lembre-se que uma dieta saudável também pode ser prazerosa e livre de restrições. Com equilíbrio, permita-se ter uma alimentação afetiva e que satisfaça as suas necessidades nutricionais. 

Beba menos e largue o cigarro
Junto a uma dieta pouco saudável e inatividade física, que falaremos no próximo tópico, o consumo de álcool e tabaco são os principais fatores de risco para o câncer em todo o mundo, assim como são os quatro fatores de risco para outras doenças não-transmissíveis. O álcool, desde que ingerido com moderação, ainda pode estar presente de forma esporádica. Contudo, o tabaco é um grave problema, mesmo quando em pequenas doses. Segundo a OPAS/OMS, o tabagismo é o principal fator de risco para o câncer de forma geral, causando 22% das mortes pela doença.

Cigarros eletrônicos fazem mal? Qual sua relação com o aparecimento de doenças?

3. Pratique atividades físicas
Mexer o corpo é uma das melhores coisas que você pode fazer pela sua saúde. As atividades físicas promovem o equilíbrio dos níveis de hormônios, reduz o tempo de trânsito gastrointestinal, fortalece a imunidade (as defesas do corpo) e ajuda a manter o peso corporal adequado. Esse grupo de benefícios tem a importante missão de prevenir vários tipos de câncer, como o câncer de intestino (cólon), câncer de endométrio (corpo do útero) e o câncer de mama.

Parte importante dessa mudança de hábito é entender qual tipo de exercício ou atividade é prazerosa para você. Segundo o INCA, existem recomendações que sugerem a realização de pelo menos 30 minutos de atividade física de intensidade moderada por dia, mas já há evidências de que movimentar o corpo com frequência, mesmo que por menos tempo, traz benefícios para a prevenção de câncer e para a saúde de forma geral. 

4. Priorize a sua saúde mental
O estresse não é um fator de risco direto, mas já há estudos que comprovam o problema com a piora do prognóstico de câncer. Além disso, os desgastes emocionais e mentais excessivos, como compulsões, ansiedade e estresse crônico, causam impactos profundos que podem afetar a saúde a curto e longo prazo.

Sendo assim, é necessário estabelecer uma rotina de cuidados com a saúde mental e emocional. Em momentos difíceis ou na continuidade de tratamentos psiquiátricos, mas também para quem deseja e pode fazer a manutenção da saúde mental com acompanhamento, profissionais como psicólogos e psiquiatras entram em campo como protagonistas da promoção da saúde. 

Além disso, vale lembrar que a alimentação equilibrada e a prática de atividades físicas são o combo perfeito na busca por mais saúde e bem-estar, independente da idade ou do estilo de vida. Lembre-se de ter momentos de ócio e manter uma rotina benéfica para você, que dê conta das burocracias, mas também permita que a vida seja vivida com pequenos prazeres e descanso adequado todos os dias.

5. Foco na prevenção secundária
Outra forma de cuidar da saúde, que está ligada diretamente ao diagnóstico precoce, são os exames de rastreamento. Esse tipo de exame é voltado especificamente à descoberta de alguns tipos de câncer em seus estágios iniciais. Além disso, alguns desses exames podem detectar a fase pré-câncer de uma doença, oportunizando o tratamento antes do surgimento do tumor maligno.

Dois exames de rastreamento já são bastante conhecidos por parte da população brasileira. A tomografia de baixa dose é indicada para tabagistas de longa data com mais de 55 anos durante o rastreamento do câncer de pulmão. Já a mamografia, exame indicado pela Sociedade Brasileira de Mastologia para mulheres acima dos 40 anos, é a principal forma de diagnosticar o câncer de mama.

7 Perguntas e Respostas sobre o Câncer de Mama

Para prevenir o câncer de útero, são realizados exames como papanicolau e teste para HPV. Já os exames de colonoscopia e o exame de sangue oculto nas fezes geralmente são indicados para o rastreamento do câncer colorretal.

Leia Mais:

Estilo de vida e suas consequências sobre o diagnóstico de doenças

Cuidados com lesões de pele pré-cancerosas

Este texto tem caráter informativo. Faça acompanhamento médico sempre que necessário.

Fontes: INCA I Gov I Gov I Paho I Abrale I Abrale I A.C.Camargo I Thummi Global 

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Recent Posts

E-books

Conheça nossos livros

Nossa equipe de especialistas desenvolveu materiais completos, disponíveis gratuitamente. 

Receba Nossa Newsletter

Receba em seu e-mail as novidades do Blog da Remed. Nós não enviamos spam, combinado?