O sistema endócrino do corpo humano é uma peça-chave na manutenção da saúde. Nele, as glândulas endócrinas produzem os hormônios, que são secretados diretamente no sangue para regular diferentes funções, como o desenvolvimento de células, crescimento de tecidos e até a frequência cardíaca. E quando há mau funcionamento em algumas dessas glândulas, sendo as principais a hipófise, tireoide, paratireoide, pâncreas, suprarrenal, ovários e testículos, surgem as doenças endócrinas.
Conheça abaixo algumas das principais doenças endócrinas e seus sintomas:
1. Andropausa
Diferentemente do que o envelhecimento causa nas mulheres, em que a queda dos hormônios – a menopausa – é um processo mais agudo de diminuição da produção do hormônio estrogênio, para os homens o declínio do hormônio testosterona tende a acontecer mais lentamente. Entre os principais sintomas da andropausa estão o cansaço, a diminuição da força muscular e a disfunção sexual.
2. Diabetes Tipo 1 e 2
É causada pelo mau funcionamento do pâncreas na produção do hormônio insulina, resultando no aumento dos níveis de glicose (açúcar) no sangue. A glicose é a fonte de energia do corpo e sua deficiência pode provocar sintomas como sede excessiva, aumento da necessidade de urinar, perda de peso, fadiga e sono.
3. Obesidade
A obesidade, o acúmulo anormal ou excessivo de gordura no corpo, é considerada um problema de saúde pública, atingindo cada vez mais pessoas de todas as idades. Além de ser fator de risco para o desenvolvimento de problemas no sistema endócrino e metabólico, entre outros problemas graves, também é uma consequência de alterações hormonais provocadas por doenças como hipotireoidismo e síndrome de Cushing.
4. Disfunções da tireoide
A tireoide produz dois hormônios, T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), essenciais para o funcionamento de todos os sistemas do organismo. Suas disfunções, como hipertireoidismo e hipotireoidismo, surgem quando há uma anomalia no funcionamento das glândulas que comandam a própria tireoide. Entre os principais sintomas estão desregulação do peso, falta de energia e alterações no ciclo menstrual.
5. Dislipidemia (colesterol alto)
É uma doença silenciosa, caracterizada pelo nível elevado de lipídios (colesterol, triglicerídeos ou ambos) ou ainda um um nível baixo de “colesterol bom”, do tipo HDL. Ou seja, alta presença de gordura no sangue. Bastante comum na população mundial, é mais conhecida pela associação aos maus hábitos de vida, contudo, também tem influência da genética, de distúrbios endócrinos e de doença renal.
6. Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP)
Caracteriza-se pelo aumento dos ovários e o surgimento de pequenos cistos, com material líquido ou semissólido, causando distúrbios hormonais que culminam na alta produção do hormônio masculino (testosterona). Os sintomas incluem infertilidade, ciclo menstrual irregular, obesidade, acne, oleosidade da pele, excesso de pelos e queda de cabelo.
A manutenção de consultas periódicas e uma boa conversa com o médico, sem esconder sintomas e hábitos de vida, é a melhor forma de diagnosticar doenças endócrinas. Os tratamentos variam conforme o tipo de doença e sua gravidade, mas geralmente o acompanhamento médico é indispensável.
Fontes: São Camilo I Manual MSD I Manual MSD I Sbem