Abril Branco – o mês para combatermos o Câncer!

Atualmente, existem campanhas de conscientização para tipos específicos de neoplasias. Porém, existem tipos de câncer que são menos frequentes, não chegando a formar grupos de apoio ou ter visibilidade. Com isso, os pacientes sentem-se isolados e sozinhos.

Desde 2017, o Projeto Camaleão promove a campanha Abril Branco: o câncer em todas as cores, cujo objetivo é informar, empoderar e unir as pessoas diagnosticadas com a doença, seus familiares, Associações, ONGs, iniciativas de apoio e a população em geral contra o câncer. Por acreditar que o tratamento deve ser rápido e de fácil acesso, a Remed Medicamentos Especiais é uma das apoiadoras desta causa.

Por que “Abril” e “Branco”?

Dia 8 de abril é o Dia Mundial de Combate ao Câncer e queremos trazer à tona o debate sobre a doença o ano todo – afinal, segundo o INCA, a incidência estimada durante 2020 é de de 52 mil novos casos de câncer por mês, só no Brasil.

A cor branca foi escolhida também por representar a soma de todas as outras cores – o câncer em todas as cores. O Abril Branco quer unir todas as pessoas diagnosticadas com câncer, independentemente do tipo de neoplasia, gênero ou idade.

Quem está por trás disso?

O Projeto Camaleão: Auto estima contra o câncer tem como objetivo reforçar a autoestima e promover a reinserção social de pessoas diagnosticadas com a doença. 

O nome do Projeto ilustra a ideia principal: adaptação. O camaleão, que muda de cor para continuar vivendo, é a metáfora perfeita para as mensagens que queremos passar: nós não escolhemos vivenciar o câncer, mas podemos escolher como iremos conviver com a doença e o tratamento.

Inaugurada em março de 2018, o projeto traz a proposta de ser um ambiente de acolhimento e encontro para pacientes e familiares. Com atividades diversificadas, como grupos terapêuticos, yoga, reiki, banco de lenços, perucas e acessórios, brechó, cursos e oficinas sobre diversos assuntos, a Casa Camaleão promove a reinserção social através do reforço da autoestima – e o reforço da autoestima através da reinserção social. Além disso o Projeto conta com diversos programas de atendimento, cujo objetivo é melhorar a qualidade de vida global do paciente.

Todas as atividades são gratuitas para pacientes em tratamento ou que tenham sido diagnosticados há até 5 anos – independentemente de condição social, idade ou tipo de câncer. Os cursos e oficinas são abertos ao público – gerando assim, renda para a Casa e a reinserção social dos pacientes. 

Sendo uma Associação, o Projeto Camaleão não tem fins lucrativos – por isso, sua manutenção vem das doações feitas por pessoas físicas e empresas.

Você pode ajudar e também ser um Amigo do Camaleão: faça sua doação no site do projeto!

Compartilhe

Receba Nossa Newsletter

Receba em seu e-mail as novidades do Blog da Remed. Nós não enviamos spam, combinado?