O exercício físico faz muito bem à saúde por diversas razões: nos auxilia no emagrecimento, melhora da postura e na flexibilidade. Cada dia, se faz mais necessária a prática da atividade física, pois o sedentarismo, que está relacionado à diversas doenças, cresce, se tornando um mal da vida moderna.
Podemos pensar em atividades de intensidade baixa, como andar, subir escadas, dançar, pedalar, que são simples e já trazem algum benefício. Qualquer indivíduo saudável pode praticar. Também podemos pensar em atividades mais elaboradas, como musculação, cross-fit e treinamento funcional. Nesse caso, é imprescindível o acompanhamento de um profissional de educação física para a execução ser segura e sem riscos tanto ao iniciante como ao aluno avançado.
Outro cuidado importante em qualquer exercício escolhido é a hidratação e alimentação adequados para melhor aproveitamento da prática. Assim, pode-se garantir o bem-estar e o sucesso da modalidade escolhida. A hidratação pode ser feita antes da atividade com 400 a 600ml de água, durante o exercício, em torno de 150ml e após a atividade repor gradativamente. Os isotônicos só são recomendados após exercícios extenuantes.
Quanto á alimentação, antes do exercício recomenda-se os carboidratos (frutas, pães) para se ter energia suficiente para a atividade. Após o treinamento recomenda-se alimentos ricos em proteína, como: carne, leite, e ovos por atuarem na regeneração muscular.
A atividade física traz vários benefícios a quem pratica: melhora o sono, ameniza a ansiedade, recupera a autoestima, além disto, facilita a convivência em grupos, melhorando também a sociabilização entre os indivíduos.
Importante observar o uso adequado das roupas para o calor intenso. As roupas devem ser leves e permitir a transpiração. O horário do sol também deve ser observado: exercício ao ar livre deve ser feito antes das 10h e após as 17h para evitar a hipertermia(corpo super aquecido).
Em cada fase da vida temos a função do exercício. Na infância é vital para combater a obesidade infantil e melhorar a cognição; na adolescência auxilia na coordenação e aumento de força; na fase adulta diminui a ansiedade e o stress e finalmente na terceira idade, melhora auto-estima e fortalece os ossos e articulações.
Vale ressaltar, então, o papel da atividade física na vida das pessoas e o quanto ela se torna importante em cada processo de evolução: infância, adolescência, fase adulta e terceira idade. Assim poderemos obter indivíduos mais saudáveis e com maior qualidade de vida.
Giovanna Pérez CREF 3577/G-RS
Professora Especialista em Treinamento Físico Personalizado