Nem todas as pessoas têm peles que se resumem apenas entre normais, mistas, secas ou oleosas. Elas também podem ser sensíveis ou sensibilizadas e, neste caso, exigem produtos, cuidados e formas de hidratação específicas.
Continue lendo o post para saber mais!
Clique aqui e conheça nossos produtos específicos para peles sensíveis e sensibilizadas.
Diferença entre peles sensíveis e sensibilizadas
As peles tornam-se sensíveis ou sensibilizadas quando a barreira protetora natural do órgão é comprometida.
No caso das peles sensíveis, os cuidados diferenciados devem acontecer de forma permanente, variando entre mudanças no estilo de vida até a escolha dos cosméticos. Exemplo disso são pessoas com propensão a alergias, irritações, queimaduras solares ou intenso ressecamento.
Já as peles sensibilizadas estão em um estado provisório de atenção. São categorizadas como um efeito colateral dos tratamentos com quimioterapia e radioterapia e exigem cuidados específicos durante um período, mas depois tendem a normalizar.
A hidratação da pele é fundamental em ambos os casos e deve acontecer de dentro para fora, com ingestão de água e uso de cremes. Sem hidratação, a pele fica mais suscetível a rachaduras, feridas e, consequentemente, complicações mais sérias, como infecções.
Peles sensíveis
Geralmente as peles sensíveis, também conhecidas como reativas e alergênicas, são mais finas e frágeis do que as peles normais. Algumas tarefas cotidianas impactam fortemente na saúde delas, como a escolha dos cosméticos, o tempo de exposição ao sol, temperatura da água e até a duração do banho.
A condição das peles sensíveis é variável, mas permanente. Ou seja, elas dificilmente deixarão de ter as características que têm ou de exigir os cuidados que já necessitam.
A sensibilidade da pele pode ser desencadeada ao longo da vida por diversos fatores, entre eles clima, cosméticos, diferentes materiais em contato com a pele, disfunção hormonal, estresse e doenças crônicas, como a diabetes.
Os principais sintomas da pele sensível são:
– Vermelhidão
– Queimação
– Descamação
– Coceira
– Ressecamento
– Alergias
Como hidratar peles sensíveis
O ponto de partida para encontrar a hidratação correta é consultar um médico dermatologista ou alergista.
Só um profissional conseguirá associar os sintomas e as necessidades da pele, levando em conta o histórico de saúde, a rotina de cuidados e o estilo de vida do paciente.
Depois disso, o paciente deve ficar atento na composição do creme hidratante. Alguns ativos são mais recomendados, pois melhoraram a barreira de proteção natural da pele. Outros devem ser evitados a todo custo, pois intensificam os problemas.
Em geral, pessoas com peles sensíveis devem priorizar os seguintes produtos:
– Livres de álcool, alumínio, fragrância e corantes;
– Com poucos conservantes e sem surfactantes;
– Com ingredientes naturais;
– Testados dermatologicamente;
– Específicos para cada tipo de pele.
Conheça também: creme de hidratação intensa com fórmula segura para peles sensíveis e sensibilizadas
Peles sensibilizadas pelo câncer
A pele é um órgão bastante impactado pela quimioterapia e radioterapia. Os tratamentos podem afetá-la de variadas formas, conforme o tipo de câncer, região do corpo afetada, estado de saúde e sensibilidade de cada pessoa.
A quimioterapia causa diferentes efeitos colaterais nos pacientes, especialmente na região do braço, onde os medicamentos são aplicados. O tratamento pode desencadear desde alterações de cor, ressecamento, fissuras nas extremidades, reações alérgicas, até erupções acneicas.
Já a radioterapia, pode acarretar em um processo inflamatório na região irradiada, o que aumenta a sensibilidade do local e possibilita o aparecimento de lesões degenerativas a médio e longo prazo. Os sintomas podem ficar centralizados na região em tratamento ou ser sentidos no restante do corpo, com variada intensidade.
Os principais sintomas da pele sensibilizada pelo câncer são:
– Ressecamento
– Descamação
– Queimação ou queimaduras
– Vermelhidão
– Coceira
– Inchaço
– Dor
Como hidratar a pele sensibilizada
A hidratação da pele oncológica proporciona certo controle sobre a sensibilidade da pele durante e após os tratamentos. Além disso, como trata-se de pacientes cujo organismo já está com baixa imunidade, infecções secundárias podem aparecer através de bactérias, vírus ou fungos que entrem em contato com a pele sensibilizada. Por isso, o cuidado deve ser frequente e com uso de produtos específicos, sempre indicados pelo dermatologista.
A recomendação feita por um profissional é muito importante, só ele saberá dizer com exatidão o que a pele do paciente necessita no atual momento, levando em conta todos as particularidades da doença.
Linha Wecare Skin: produtos dermatológicos específicos para pacientes oncológicos
Ao escolher um hidratante ou cosmético para uso durante o tratamento oncológico, alguns aspectos dos produtos devem ser priorizados:
– Fórmulas e produtos indicadas pelo médico;
– Composições neutras (livre de corantes e fragrâncias) e o mais naturais possíveis;
– Cremes hidratantes à base de óleos e leites vegetais;
– Evitar completamente cremes e desodorantes que contenham álcool e alumínio.
O tipo de creme hidratante e a forma de aplicação variam de caso a caso e devem ser indicados pelo médico.
Outros cuidados gerais com a pele também são muito importantes durantes ambos tratamentos, como o uso do filtro solar com alto fator de proteção, controle da exposição ao sol, limpeza delicada e uso de roupas feitas de tecidos macios e transpiráveis, como o algodão.
Clique aqui para acessar nosso e-commerce e conferir as linhas de dermocosméticos disponíveis para o cuidado de peles sensíveis e sensibilizadas. Sempre consulte seu médico antes de utilizar um novo produto.
Fontes: Inca I Oncoguia I Vencer o Câncer I MedPrev I E agora nutrinha? I Abrale I Dermaclub I Revista Saúde