Autocuidado e consumo mais consciente: como praticar?

A imagem mostra uma mulher branca, com uma toalha na cabeça de cor branca na cabeça, passando hidratante na face.

Indo além da moda do skincare, o cuidado com os cabelos e com a pele de todo o corpo tem ganhado cada vez mais espaço na rotina de homens e mulheres. Em meio a essa mudança de comportamento, que transcende a estética e passa a incluir a saúde e o bem-estar como um todo, o autocuidado e consumo mais consciente tornam-se um novo estilo de vida. Felizmente, o meio ambiente é quem mais agradece.

Para uma parcela importante dos consumidores, hoje o autocuidado está alinhado ao consumo consciente, movimento que leva em conta o impacto que cada uma das ações humanas gera ao ecossistema. Sendo assim, a escolha de um produto não tem como único requisito a promessa de um resultado, mas também leva em conta a cadeia de produção por inteiro, incluindo o processo de fabricação, os insumos utilizados no produto, a embalagem e o impacto dos resíduos.

Ao longo dos anos, a Remed também caminhou em direção à sustentabilidade. Ampliamos nosso portfólio de produtos com ingredientes de origem natural, assim como priorizamos cada vez mais formulações e embalagens que minimizam o impacto ambiental na fabricação e descarte.

Compre o seu dermocosmético aqui e recebe em casa

1. Tecnologia a favor da sua saúde e do meio ambiente

A tecnologia também é fundamental na busca por um consumo mais responsável e seguro. Quanto mais a cosmética avança nesse sentido, maior torna-se o mercado dos produtos naturais, facilitando a vida de quem busca ativos vegetais, excelência, segurança e sustentabilidade no mesmo produto. Ao manter uma linha de produtos autorais, trazemos essa evolução para o cotidiano de nossa empresa

Em 2019 lançamos nossos primeiros itens e, desde então, investimos em moléculas de alta tecnologia e equipe técnica para manusear cada mercadoria. Com cerca de 90% da cadeia de produção centrada no Rio Grande do Sul, Nat Care é uma linha de produtos para higiene e bem-estar totalmente vegana, com ingredientes naturais e vegetais, livre de testes em animais e de ingredientes nocivos à saúde.

Conheça a linha Nat Care para cuidados com a higiene e o bem-estar

2. Entenda o que são os selos e certificações sustentáveis

Assim como acontece com os produtos sintéticos, os cosméticos com ingredientes naturais passam por diferentes testes para chegar ao mercado. No entanto, para auxiliar o consumidor no momento da escolha e compra, eles são identificados com selos e certificações que indicam a preocupação e o trabalho ativo da marca e/ou empresa em relação ao  bem-estar animal, biodiversidade e gestão de resíduos, entre outros. Alguns dos selos mais comuns são:

Não testado em animais (cruelty-free)

Pode ser identificado pela figura de um coelho e indica que a marca ou o produto não conduziu testes em animais na elaboração do um produto ou da linha completa. No entanto, o cosmético ainda pode conter ingredientes de origem animal. Ou seja, nem todo produto cruelty-free é livre de exploração animal.

Fórmula vegana (produto vegano)

Pode ser identificado pela figura de uma planta ou da letra “V”. Significa que o produto final, assim como seus ingredientes, não passaram por testes em animais e não contêm ingredientes de origem animal em sua fórmula. Ou seja, os ativos são vegetais, minerais ou sintéticos. Em muitos casos também indica um compromisso maior da marca com a sustentabilidade. Antes de se assustar, saiba que muitos ingredientes de origem animal e vegetal têm nomes idênticos por conta de suas ações semelhantes, como a queratina e o ácido hialurônico. 

Embalagem biodegradável

Pode ser identificada com a figura de uma planta ou globo. Indica que é possível realizar a decomposição do frasco naturalmente, tornando a permanência no meio ambiente muito menor que a das embalagens não biodegradáveis.

Ingredientes orgânicos

Não é a mesma coisa que um produto orgânico. Neste caso, um ou mais ingredientes são oriundos de um processo sustentável e não prejudicial ao ecossistema local (mas não todos os ingredientes). Ou seja, ativos orgânicos contemplam o uso responsável do solo, da água, do ar e dos demais recursos naturais, assim como respeitam as relações sociais e culturais. Pode ser representado pela figura de uma plantinha.

Produto 100% natural

Produtos naturais são formulados com alta porcentagem de substâncias extraídas da natureza, sejam elas de origem animal, vegetal ou mineral. Não há uma definição legal sobre o que é um produto natural, mas de forma muito simplificada, podemos dizer que é o contrário de um produto totalmente sintético. Lembre-se que ambos podem ser bons ou ruins, a origem isolada dos ingredientes não é informação suficiente para determinar a excelência ou segurança do item.

3. A mudança de hábitos no consumo consciente

Somos muitos e consumimos em excesso. Cada pequena ação, produto e serviço utilizado em nosso cotidiano gera grande impacto ao meio ambiente, contribuindo para a emissão de gases estufa e a destruição da biodiversidade. Muitas vezes, o acesso a produtos mais naturais é o início dessa tomada de consciência, que volta a atenção ao nosso organismo e ao planeta em que vivemos.

Se antes a  mudança de hábitos já era muito bem-vinda, agora é urgente. Segundo o novo relatório sobre mudanças climáticas do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas), divulgado em agosto de 2021, não há mais dúvida de que a ação humana é a responsável por toda a degradação do ecossistema. E por este motivo, achamos necessário falar com você sobre este assunto.

Assim como está comprometida a cuidar de você e da sua saúde, a Remed quer reduzir a pegada de carbono nos processos da empresa e nos produtos comercializados. Primeiro, inserimos em nosso portfólio dermocosméticos dedicados aos pacientes oncológicos ou sensibilizados por alguma patologia (com formulações mais limpas), depois criamos uma linha autoral de produtos veganos e naturais, ampliamos nosso portfólio com itens de marcas variadas e agora firmamos uma parceria com a QOD, um varejo de cosméticos que também caminha em busca de um mundo mais verde. Vamos juntos fazer a diferença e praticar um consumo mais consciente?

Leia mais:

Peles sensíveis e sensibilizadas: qual a diferença e como hidratar? 

3 hábitos saudáveis para promover a qualidade de vida de forma simples

Quando fazer a suplementação nutricional?

Compartilhe

Receba Nossa Newsletter

Receba em seu e-mail as novidades do Blog da Remed. Nós não enviamos spam, combinado?